top of page

O Coletivo A.N.A – Amostra Nua de Mulheres é uma iniciativa pioneira de jovens cantautoras, surgido a partir do desejo de incentivar e revelar a crescente cena de compositoras de Minas Gerais. Em junho de 2014, lançou seu primeiro CD cujo repertório está apresentando em shows pelo país. Trata-se de um trabalho único, por reunir vozes marcantes do cenário musical belo-horizontino, em composições autorais, que evidenciam a poética do olhar feminino e estão marcadas pela multiplicidade de linguagens de suas artistas, integrando poesia, música e artes visuais.

 

Criado em 2011, o A.N.A. é integrado por Deh Mussulini, Irene Bertachini, Laura Lopes, Leonora Weissmann, Luana Aires e Michelle Andreazzi. Compositoras, cantoras, instrumentistas, produtoras, artistas plásticas, todas atuam intensamente na nova cena da música autoral mineira, participando de diferentes festivais, discos e grupos. A voz como instrumento foi o ponto de partida para a criação do CD e dos arranjos, os quais possuem de quatro a oito vozes trazendo à tona um novo colorido para a canção popular brasileira.   Um aspecto importante desse projeto, que reforça seu caráter inovador, é a própria formação do A.N.A. por reunir oito artistas que, individualmente, têm potencial artístico muito grande, carreiras solo há alguns anos, mas se propõem a fazer um trabalho coletivo original, que, por isso mesmo, traz toda a força emanada da reunião desse potencial. O trabalho tem sido muito bem recebido pela crítica e público. Após o bem-sucedido show de lançamento do disco na capital mineira, em junho de 2014 – com lotação esgotada do Teatro Bradesco -  as ANAs foram convidadas a se apresentar no Savassi Jazz Festival 2014 e no Verão Arte Contemporânea 9, além de terem sido selecionadas para a Virada Cultural de Belo Horizonte daquele ano. 

 

Em 2015, o Coletivo ANA fez parte da programação do Verão Arte Contemporânea 9, apresentando-se no Teatro Sesc Palladium com a participação da cantora paulista Ná Ozzetti, e do Festival Fartura BH. Também se apresentou na cidade do Rio de Janeiro RJ, tendo sido aprovado no concorrido Edital nacional de ocupação do Teatro do BNDES, dentro da programação do projeto “Quintas no BNDES”. Na sequência, apresentou-se no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, na Tijuca, Rio de Janeiro RJ.  Em 2016, foi a vez de se mostrarem na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Em seguida, apresentaram o inédito show "ANA Acústico" dentro do Projeto Caixa Acústica de BH, quando foi exibido pela 1ª vez o videoclipe lançado pela Primata Filmes, com a música-tema “Canção pra Mim”, que é uma das faixas do CD “ANA”. Em 2017 destaca-se sua participação no show “The Art of Conduction” com Guilherme Peluci, ocorrido CCBB BH, como parte da programação do Savassi Festival 2017. Naquele ano, o Coletivo ANA também se apresentou no Festival Sonora de Compositoras. Neste ano de 2018, abriu a programação do Mês da Mulher no Memorial Minas Gerais Vale.

bottom of page